quarta-feira, 7 de agosto de 2013

Moray, Salineras e Corpus Christi

30-05-2013

O dia anterior tinha sido incrível, e esse seria meu último dia completo em Cusco, cidade agradabilíssima que eu estava adorando. Tinha comprado no dia anterior, quando cheguei,o passeio a Moray e Salineras, com uma agência, por 25 soles. A van saiu por volta de 9:30. Paramos em Chinchero, onde pela segunda vez ocorreu uma demostração de como eles tingem a lã de alpaca.Foi servido chá de coca, como de costume, e depois, enquanto olhava o artesanato, ouvi uma gritaria. Uma casa ao lado estava pegando fofo e os moradores estavam preocupados pois ao lado tinha um depósito de combustível. Muita gritaria e correria na rua, mas nao fiquei pra ver o desfecho, pois o meu guia chamava pra entrarmos na van.







Depois de alguns minutos( uns 40, talvez), chegamos a Moray, o antigo laboratório agrícola dos Incas. É impressionante, e muito maior do que eu imaginava. Atualmente, ha 1 maior e 2 menores, nao cheguei a descer o maior pois era bem profundo, somente o menor, e que já deu uma canseira. Sentados lá embaixo, o guia nos disse que a energia do local era muito forte, e nos convidou pra sentarmos e fazemos uma especie de oração a deusa Terra. Após descida e subida estava dispneica e agradeci por nao ter tentado descer o maior.









Infelizmente, tivemos que ir embora, e a proxima parada foram as Salineras, que nao estao inclusas no boleto e custam 8 soles.
De cima da montanha, ainda dentro da van, dava pra ter uma visao delas, branquinhas lá embaixo. Encantador!!!
Infelizmente, minhas fotos nao sairam as melhores, e é bem mais bonito pessoalmente. A van parou pra descermos, e no caminho passamos por uma pequena feirinha onde é vendido sal pra banho e pra culinária, fabricado na Salinera. Várias salgadinhos gostosos locais nos são oferecidos como amostra, a exemplo das bananinhas fritas, ( como se fosse pringles de banana). Lá embaixo, no meio da Salinera, a vista é ainda mais linda. Provei a agua e é muito mais salgada que a do mar. A indecisao foi entre ouvir a explicação do guia, e tirar fotos, infelizmente, o tempo era pouco ( malditas excursoes!).












A volta pra Cusco demorou cerca de 1h30, talvez um pouco mais Quando cheguei em Cusco, para minha surpresa, a cidade estava simplesmente lotada, era dia de Corpus
Christi, e a festa estava grande, milhares de pessoas nas ruas, desfiles, bonecos, banda de música, feira com comida típica, como o famoso Cui.Bem interessante ver
como eles se organizam em festas, ou como se desorganizam porque se você acha o Brasil desorganizado, espere até ir ao Peru. Dei uma volta pela cidade, vi uma parte do desfile e iniciei minha despedida de Cusco...A cidade ia deixar saudades!











Nenhum comentário:

Postar um comentário