quarta-feira, 9 de janeiro de 2013

Amsterdam Dia 4

Domingo

23-09-2012



Meu penúltimo, ou tecnicamente o último dia em Amsterdam e na europa, já que no dia seguinte ao acordar iria direto pro aeroporto. Acordei às 10 e o primeiro destino foi pegar um trem que me deixou na Dam, e de lá segui andando, menos de 10 agradáveis minutos, pela Spuistraat até Spui onde diariamente acontece uma feira pequena de livros e aos domingos de arte.
A feira é pequenina mesmo, e tinham poucos expondo quadros e fotografias. 


Feira de artes na Spui

Da Spui segui andando por Singel até o Broommarket, um mercado flutuante de flores que fica sobre um canal. Estava bem movimentado e era tudo muito colorido. 
Broommarkt

De lá fui pra estaçao central, queria pegar um onibus pra Volendam. Como estava tendo uma corrida de ciclismo na cidade, as coisas estavam meio confusas na estaçao e até descobrir onde deveria pegar o onibus já passava de meio dia. 
A sorte que Volendam fica a apenas uns 20 minutos de amsterdam e cheguei por la cerca de 13h. Pelo que tinha lido, Volendam era uma típica cidade pequena  holandesa onde ainda talvez encontrassemos pessoas de tamanco por la..rs. Bom, volendam é realmente pequena, existe uma parte turistica da cidade, na beira do porto, com casinhas coloridas lindas de madeira, lojas de souvenir, restaurantes e muitos turistas, e existe a parte mais moderna da cidade. Volendam é simpatica, e os preços eram melhores do que esperava. Deu vontade de comprar muita coisa mas  ficava me lembrando  que tudo que comprasse ia ter que carregar e isso reduziu meu impulso consumista. 
Volendam

Volendam

Volendam

Na orla de Volendam havia um barco que levava pra Marken por 8 euros ida e volta  e resolvi embarcar. A travessia durava cerca de 30 minutos. Marken estava tao fria quanto volendam e o vento gelado batendo no rosto tornava pior. Marken é uma 
comunidade de cerca de 2 mil ,realmente muito pequena, sem muito o que fazer lá. As casinhas de madeira coladas uma nas outras sâo bem simpáticas. 1h foi o suficiente pra mim e peguei o barco de volta morrendo de frio, e entâo o onibus para Amsterdam. Confesso que esperava mais de ambas, mas valeu por ter conhecido. De volta ao apartamento, fui arrumar a mala e me preparar pra viagem do dia seguinte.
Chegando a Marken

Porto de Marken

Marken