quarta-feira, 29 de janeiro de 2014

Berlim é pobre mas é sexy

28/10/2013

Em 2004, o prefeito de Berlim disse "Berlim é pobre mas é sexy". Não, a cidade não é pobre, mas é extremamente sexy e cool, estando no top 10 de várias listas de "Cidades mais legais do mundo"
Berlim é cool, definitivamente. É algo que senti assim que coloquei os pés na cidade. Após o trauma de ter sido “roubada“ pela mulher do apartamento em Praga que em vez de chamar um táxi chamou um transfer que cobrou 500 coroas pra me deixar na estacão de ônibus que nem era tao longe.do apartamento ( praticamente o mesmo preço da passagem Praga - Berlim) .
Junto com não pegar trens antes das 8h da manha a não ser em circunstancias extremas, outra coisa que coisa que devo anotar no meu Not to do list é sempre saber se o pessoal do hotel pediu táxi ou transfer.
Enfim, cheguei em Berlim no fim da manha, o apartamento que aluguei foi limpo, confortável, em frente a uma estação de metro e apesar de ficar nos limites do fim de Mitte ( o bairro mais central de Berlim), ficava a algumas estacões dos principais pontos de interesse na cidade.
Nesse meu primeiro dia em Berlim, consegui fazer tudo que havia planejado. Como não consigo ficar descansando com uma cidade toda a descobrir meu primeiro destino foi a Alexanderplatz, principal praça do lado oriental da cidade.
A praça é grande, mas não ha nada que chame atenção nela, uma grande praça de um centro moderno de onde convergem diversas importantes ruas, ainda assim um lugar que merece ser visitado.
Alexanderplatz
Alexanderplatz

Alexanderplatz



Da Alexanderplatz é possível avistar a enorme torre de TV, a Berliner, que fica a poucos passos da praça. É possível subir a torre no elevador, mas além da fila estar grande, não me animei muito. Atrás do torre se encontra uma praça, com uma fonte bem famosa em Berlim, a Fonte de Netuno. Ao lado da fonte fica o Rathaus que é prédio da prefeitura, e do outro lado a Marienkirche, uma igreja. 
Torre de TV ao fundo

Visitei primeiro o prédio do Rathaus, bonito por fora e dentro o que mais me chamou atenção foi a sala com a bandeira dos bairros. É uma visita curta pois apenas uma pequena parte é aberta ao publico.
Do Rathaus, atravessei de novo a praça, dessa vez pro lado da Marienkirche, uma igreja bonitinha por fora e simples por dentro, como não se paga pra entrar, pra quem gosta de visitar igrejas vale. 
Rathaus

Rathaus


Marienkirche

Fonte Netuno


Continuei caminhando e em poucos minutos estava no Nikolaiviertel, uma especie de quarteirão medieval no meio da cidade, em cujo centro esta a Nikolaikirche. Não entrei na igreja porque não estava muito no clima de pagar pra visitar igrejas, dei uma volta pelo pequenino quarteirão que é bem simpático e faz você pensar que esta numa cidadezinha de interior em vez da.grande Berlim. 
Nikolaiviertel

Nikolaiviertel


Nikolaiviertel

Nikolaiviertel


Saindo do Nikolaiviertel foi só atravessar a rua e estava de frente pra Dom, a grande catedral de Berlim, bonita por fora mas que também não paguei pra entrar. Na mesma praça ainda fica o Altes Museum, e como já estava um pouco saturada de museus, ainda mais após quase 15 na Itália não entrei.
Altes Museum

Dom

Tinha outro museu em mente, o DDR, que fica praticamente ao lado da Dom, só precisa cruzar a ponte pra atravessar o rio. Este é um local imperdível em Berlim, um museu interativo, muito legal que mostra o estilo de vida na Berlim soviética. Nele você pode entrar nos carros antigos, visitar como eram as casas, ouvir rádios, ver produtos, é muito legal. Passei um bom tempo no DDR e quando sai de lá já era noite, hora de voltar pro apartamento.
DDR



Nenhum comentário:

Postar um comentário