terça-feira, 29 de outubro de 2013

Roma: Porta Portese, Castelo Saint'Angelo e um pulinho no Vaticano

Domingo 
29/09/2013

O dia começou com um passeio com o Mateo, pelo Porta Portese, um mercado de pulga em Trastevere, onde se vende de tudo, e apesar de ter turistas, é onde os locais fazem compras.
O mercado de rua acontece somente aos domingos e é bem grande, ocupando vários quarteirões, é bem legal passear por lá, nem que seja pra apenas olhar.

De lá, peguei um onibus que me deixou em frente a ponte Saint Angelo, uma bela ponte que cruza o rio Tevere e deixa na entrada do Castelo de Saint Angelo.
Foi minha primeira visita paga na Itália, O Castelo que foi construído pra ser um mausoléu, virou forte pros Papas e atualmente é um museu. É bem interessante de ser visto.
O apartamento dos papas abriga muitas salas bonitas e interessantes, e é super legal andar na parte de cima do castelo, tendo uma boa vista de Roma.

Castelo Saint Angelo

Ponte Saint Angelo
Ponte Saint Angelo

Detalhe da Ponte



Interior do Castelo

E olhe lá o Vaticano


E olha o que se vê do castelo

E olha o que se vê do castelo

Creio que passei quase 2h por lá. O plano era depois do Castelo ir pra Piazza Spagna e depois Vila Borguese, mas eu realmente não sabia como chegar lá. Como o Vat

icano estava tão perto, a menos de 10 minutos de caminhada, foi pra lá que decidi ir. Sabia que nesse dia os museus estariam fechados, mas havia a Basílica de São Pedro, situada na Praça São Pedro, a maior e mais famosa igreja católica do mundo. Assim que cheguei lá, me dei conta que estava de short, e óbvio que fui barrada por isso na entrada, mas nada que amarrar um casaco pra cobrir as pernas não resolvesse, e mesmo me sentindo ridícula entrei, melhor que perder a viagem.
A Basílica é linda demais, simplesmente impressionante. É enorme, e como toda igreja, é um pouco escura, logo as fotos são bem injustas com a beleza do local.
Como na hora estava tendo uma missa, assisti a missa em italiano, com direito a uma historia de humildade tendo como exemplo o nordeste brasileiro.
Apesar de não ser católica, confesso que foi bem emocionante estar lá, uma emoção diria muito mais arquitetônica, impossível de não sentir, católico ou não em um local tão bonito.
Sai de lá, direto pro apartamento, exausta mas feliz.

Basílica de São Pedro


O Interior

A missa

Praça São Pedro



Nenhum comentário:

Postar um comentário