terça-feira, 14 de janeiro de 2014

No Castelo de Neuschwanstein

22/10/2013



A cerca de 120 km de Munique, um bate e volta adorável foi ir ao castelo de Neuschwanstein.
Peguei o trem na estação central de Munique, até a cidade de Fussen. A dica é comprar o Bayern Ticket na estação, que por 22 euros te dá direito a ir e voltar, e ainda usar o ônibus em Fussen até o castelo.
Se for com mais pessoas, compensa mais ainda comprar o Bayern Ticket pra grupos.
A viagem de Munique a Fussen, durou 2horas, depois foi só pegar o ônibus 78 ( o 73 também serve) em frente a estação de trem que em menos de 10 minutos me deixou na base dos castelos, onde se compra os ingressos.
Na verdade, são 2 castelos. O primeiro, mais antigo, menos bonito, e menos famoso é o Castelo Hohenschwangau que era a residencia de verão dos reis da Bavaria.
O segundo, e principal castelo, razão pelo qual os turistas vem a região, é o de Neuschwanstein e falarei sobre ele daqui a pouco.

Hohenschwangau

É possível comprar ingressos individuais ou combinados pros castelos. As visitas são guiadas, com horário marcado pontual ( perdeu o horário, perdeu a visita)
e duram exatos 30 minutos e o ideal é que o intervalo entre os castelos não seja menor que 2 horas.
Comprei ingresso pros 2 castelos, e na fila de compra fiz amizade com o Eugene, um rapaz de Singapura, muito legal, que foi uma ótima companhia durante o dia, tanto em Fussen quanto na volta pra Munique.
O local onde ficam os castelos, é lindo, com um lago, cachoeiras, e cercado de montanhas, ótimo pra fotos. O caminho até o primeiro castelo, o de Hohenschwangau ( recomendo que a visita comece por ele, porque senão ficará bem sem graça visitá-lo depois do castelo dos sonhos) dura cerca de 10 minutos de subida, ligeiramente íngreme. Preguiçosos podem pegar a charrete( custa uns 6 euros). Vale a pena subir caminhando, em especial se o tempo estiver bom, a vista é muito bonita. 




Chegamos lá em cima, quase em cima da hora, e o tour guiado começou em inglês ( existe a opção de alemão também). Passamos pelos principais aposentos do castelo, que é bonito e ouvimos algumas historias sobre o castelo, os cômodos e seus moradores. Depois de exatos, 30 minutos a visita tinha acabado.
Eu e Eugene tínhamos ainda cerca de 1h30 até o próximo castelo, tempo que gastamos tirando fotos e apreciando a vista do local e depois seguimos, levamos cerca de 20 a 25 minutos entre os 2 castelos.







Agora sim, o motivo principal de ter ido lá. O castelo de Neuschwanstein foi um sonho de Ludwig II, rei da Bavaria.
Pelo que entendi, esse rei gostava muito de historias, e teve um sonho de construir um castelo fantástico, inspirado numa obra de Wagner, em frente ao castelo de sua família. Ele gastou muito dinheiro na construção do castelo e foi até declarado mentalmente incapaz de governar. Infelizmente, morreu alguns dias depois de ter sido declarado insano, se foi suicídio ou assassinato nunca saberemos. O triste é que após 17 anos de construção, quando Ludwig morreu, o castelo estava habitável, mas não acabado, só foi construído 1/3 do que era planejado pelo rei, e ele infelizmente morou pouco mais de 3 meses no seu castelo de sonhos. O castelo é lindo, tanto por fora tanto por dentro e esse foi o castelo que inspirou Walt Disney a planejar o castelo da Cinderela. É simplesmente um castelo de conto de fadas. A visita guiada dura novamente exatos 30 minutos.
 Neuschwanstein

 Neuschwanstein





Depois da visita, fomos caminhar um pouco pra apreciar a vista e ir até a Marienbruck, a ponte que dizem ter a melhor vista do castelo, foi uma cansativa subida de cerca de 20 minutos, bastante íngreme mas valeu a pena, pela vista.
Além, disso, meu novo amigo me fez cia quando voltamos a Munique pra encerrar a noite no famoso Biergarten de Hofbrauhaus, com uma das melhores cervejas de Munique.

O caminho até Fussen é longo, 2 horas pra ir e 2 horas pra voltar, e o tempo que se passa nos castelos em si é bem pequeno, mas valeu muito pena. É um local maravilhoso que vai
ter destaque na minha lista de "Lugares que me fizeram muito feliz".


Nenhum comentário:

Postar um comentário