sábado, 26 de outubro de 2013

Roma: Piazza Venezia, Pantheon, Piazza Navonna e Fontana di Trevi

Dia 2
Sábado 28/09/2013

Passei meses, planejando um roteiro detalhado de Roma, com os mínimos detalhes, mas é obvio que a vida não segue nossos planos, e na hora tudo muda, foi assim com Roma e com a maioria das cidades que fui.
Sai do apartamento pela manhã, e sem querer acabei chegando na Piazza Venezia, em frente ao Monumento Vittorio Emanuelle, que eu achava ser apenas uma estátua, e não estava preparada pra grandiosidade daquele local, que conta com um museu lá dentro.
Monumento a Vittorio Emanuelle



 Sai daquele monumento gigante, dedicado ao cara que unificou a Itália e segui a Via Del Corso, famosa rua pra compras, concentrado muitas grifes famosas, A via começa (ou termina) em frente a Piazza Venezia. Fui seguindo por ela até me deparar com uma placa indicando a Piazza Dela minerva. Não tive dúvidas e segui esse caminho, visando chegar a Basílica de Santa Maria Sopra Minerva que é muito linda. 

Sopra Minerva


 Desta mesma praça pode-se ver os fundos do Pantheon. Foi só contornar e cheguei a Piazza Dela Rotonda, dando de cara com o impressionante Pantheon que teve inicio como um templo pagão e depois transformado em igreja católica. Este foi sem dúvida um dos meus primeiros WOW da viagem. Aquela construção impressiona e me deixou de boca aberta frente a grandiosidade e a beleza
de um dos locais mais antigos e mais bem conservados de Roma. É lá que está o tumulo de Rafael. Após a visita ao Pantheon, resolvi curtir um pouco a Piazza Dela Retonda, que é um charme, cercada de bares e restaurantes em prédios antigos e encantadores.


Piazza dela Rotonda



Pantheon

O próximo destino foi a Piazza Sant'Ignazio, onde fica a igreja de mesmo nome. Novamente, muito bonita, e lembra um pouco a Santa Maria Sopra Minerva. Ao fim do dia, olhando as fotos fica até difícil saber qual igreja é qual.

Saint Ignazio
Saint Ignazio


A partir dai, confesso que me "perdi um pouco" pra achar a igreja San Luigi dei Francesi, e no final, depois de tanto procurar e finalmente encontrar, nem pude entrar porque estava tendo um casamento.
Bem pertinho dessa igreja, fica a famosa Pizza Navonna, ótima pra se estar, cercada de restaurantes, bares, gelatterias, e com uma feira de artes. Foi nessa praça que tive minha primeira(de muitas) experiencia com sorvetes italianos. Entrei na sorveteria e o atendente perguntou de quantas bolas queria meu sorvete. Não faço ideia do motivo mas respondi "Trois". E obvio, a partir desse momento, ele achou que eu era francesa e até me perguntou de Paris. Não tive coragem de dizer que fui apenas
retardada por ser brasileira e responder em francês a uma pergunta na Itália, e deixei ele pensando que eu era francesa mesmo.

Piazza Navonna

Piazza Navonna

Depois do meu mega delicioso sorvete, fui em direção a Fontana di Trevi, um dos locais mais visitados de Roma. A fonte é linda e enorme como tudo em Roma, e nenhuma foto
expressa a real beleza do local, o único inconveniente é que é ao chegar é meio assustador, o local estava simplesmente lotado, mas lotado demais. Com muito custo consegui ir me aproximando mais, pra ficar mais de boca aberta e poder atirar minha moeda na fonte. A principio achei que as pessoas jogavam moedas na fonte pra fazer um desejo, mas o Google tratou de me corrigir, alertando que a lenda diz que quem joga uma moeda retorna a Roma, joguei logo 2 pra não restar duvidas que voltarei.
Fontana di Trevi

Lotada

Depois de todo o encantamento, ainda quis ir a Piazza Spagna, mas estava tarde e eu cheguei lá tão exausta, que não consegui nem prestar atenção direito, peguei de volta o ônibus pra voltar e descansar meus pés, que aquela altura não me obedeciam mais.
Algumas horas de descanso foram o suficiente pra me restaurar e a noite mais de Trastevere, com cerveja na Piazza S. Calisto, e pra encerrar a noite, o Mateo, um amigo italiano que fiz por lá, ainda me ensinou a beber diretamente das fontes na rua, como é comum na Itália.
Tentei ainda argumentar que no Brasil não bebemos água das fontes na rua, mas como ele me disse: Em Roma, faça como os Romanos

Um detalhe caso alguma alma única leia o post e decida se inspirar nos meus passos, apesar dos lugares que visitei serem encantadores, a ordem foi uma bagunça, e isso me levou a andar muito mais do que era preciso.  

2 comentários:

  1. Roma é sempre inspiradora. Ficou legal, ótimas fotos.

    ResponderExcluir
  2. Lendo o seu blog e amando todas as dicas.... Em janeiro vou pra Itália, Alemanha, Austria, Hungria, Rep. Tcheca e Eslováquia.... Pegando muuuitas dicas com seu blog!!!

    ResponderExcluir