terça-feira, 19 de novembro de 2013

Florença: Piazza del Duomo, Santa Croce e Pitti

07/10/2013



Segunda, Florença estava bem mais vazia, fazendo ser muito mais agradável andar por ela. Parti em direção a Piazza del Duomo e decidi começar o turismo pela Catedral del Duomo, que já disse o quanto é impressionante por fora, muito mais do que por dentro. A entrada a catedral é gratuita e dentro dela há uma escada que leva as ruínas da antiga Igreja de Santa Reparata, a igreja que ocupava o local da atual catedral. A entrada custa 10 euros mas inclui a visita ao Duomo, ao Batistério di San Giovanni e ao museu da igreja, portanto vale a pena.
Catedral e Campanário

Interior da Catedral
Interior da Catedral


Santa Maria de Reparata

Piazza del Duomo


Depois da curta visita as ruínas, decidi subir os 463 degraus que levam ao Duomo, ou seja, a cúpula da catedral. Os afrescos do teto do Duomo, agora vistos de perto me impressionaram demais com as cenas do Juízo Final, são muito bonitos. Infelizmente, na ânsia de ver os afrescos peguei um caminho errado, sem volta, pra saída da igreja e não cheguei ao topo topo, digamos que cheguei a 95% da subida.
Afrescos do teto do Duomo
Exausta da subida, a descida foi muito mais fácil mas a maratona não tinha acabado pois me dirigi então ao Campanário de Giotto, ou Torre do Sino, uma linda torre em estilo gótico do século XIV, ao lado do Duomo. Novamente, mais uma subida cansativa até o topo mas lá em cima a recompensa é uma visão de Florença muito boa.
Vista do Campanário


Batistério 
Depois da torre do sino, a uns 15 metros fica o Batistério di San Giovanni. A arquitetura interna é linda e lembra a do panteão em Roma. Diz a lenda que é impossível entrar no Batistério sem olhar pro seu teto, que é maravilhoso e foi feito por vários artistas italianos, contendo ilustrações do Juízo Final. Dante Aliguieri que foi batizado nesse local e cresceu olhando esse teto, se inspirou nele pra escrever muitas partes de sua mais famosa obra, A Divina Comédia. Outro destaque do Batistério são suas portas de bronze, narrando partes do Antigo Testamento.
Batistério

Batistério: o teto que inspirou Dante

O próximo destino foi a praça de Santa Croce com a igreja de mesmo nome, e esta igreja merece uma visita pois é nela que que estão os restos mortais de italianos ilustres como Galileu, Michelangelo e Maquiavel.
Piazza Santa Croce

Igreja Santa Croce

De lá fui andando pela beira do rio Arno até chegar a ponte Vecchio que dessa vez atravessei até o outro lado, passando pelas inúmeras joalherias nela. A ponte é muito mais interessante vista de fora do que por dentro. Do outro lado, muitas lojas e restaurantes. Segui caminhando até a Piazza Pitti, onde fica o Palácio Pitti, antiga residência da família Médici e um museu atualmente. Como segunda é o dia oficial dos museus fechados, não pude entrar. 
Rio Arno

Mais Ponte Vecchio

Joalheria da Ponte

Piazza Pitti

Palácio Pitti

Voltei, atravessando novamente a ponte, e passei o resto do dia andando sem rumo e fazendo compras pelas ruazinhas de Florença. Passei ainda pelo Loggia del Porcellino onde fica o Mercado Novo de Florença com barraquinhas vendendo roupas e acessórios. Na volta pra casa, pelos arredores da Via dei Canto de Nelli, próximo a Basílica de San Lorenzo, descobri uma feirinha de rua bem grande e legal, e como eu adoro feira de rua, mesmo que seja só pra olhar, não pude deixar de andar por ela.
Do outro lado da ponte Vecchio

Loggia del Porcellino



Nenhum comentário:

Postar um comentário