sábado, 9 de novembro de 2013

Roma: Campidoglio, Circo Massimo, Termas di Caracala e Campo di Fiori

02-10-2013

Esse foi um dos dias recordes de preguiça e como havia chegado muito tarde na noite anterior, quando consegui sair do apartamento já passava de 13h, e meio dia já estava perdido. 
Seria meu último dia completo em Roma, já que no dia seguinte pegaria o trem cedo para Salerno. Havia tanta coisa que ainda queria ver mas tomei a decisão de ir ao Mercado de Trajano. 
Bom, na minha ignorância, achando que era um tipo de Flea Market onde se pode fazer compras, chego lá e descubro que o local na verdade é um momumento construido a Trajano no século II e que agora abriga um museu. Tem se uma bela visão dele da Via dei Fori Imperiale, e como não estava muito animada pra museus, decidi não entrar, o que me dá mais um motivo a voltar a Roma pra visita-lo da próxima vez.

Mercado de Trajano

De lá foi só atravessar a rua e estava na Piazza del Campidoglio. Uma bela praça elíptica, atrás do monumento a Vittorio Emanuelle, projetada por Michelangelo e circundada pelos museus capitolianos.
É uma bela praça pra conhecer e tirar algumas fotos mas não ha motivos pra demorar muito por lá.
Piazza del Campidoglio

Com direito a fotos de casamento

Piazza del Campidoglio


Peguei, então, um ônibus e segui para o Circo Massimo um antigo estádio de corridas, construído na Roma Antiga pra entreter os imperadores. Não sei bem o que esperava de lá, mas fiquei meio decepcionada, é um grande espaço verde apenas, com aspecto de abandono. Talvez imaginar mais de 150 000 romanos lá, há séculos  gritando e torcendo possa tornar as coisas mais interessantes.

Circo Massimo

Bem perto do Circo Massimo, pegando a Viale di Termas di Caracalas, cheguei a própria. A Termas di Caracalas foi na sua época de esplendor uma espécie de clube romano, com piscinas, e local pra fazer exercícios. As ruínas estão relativamente bem conservadas, em algumas partes os pisos originais foram restaurados. O local é realmente enorme. A entrada custou 6 euros, e vale uma visita.

Termas di Caracalas

Termas di Caracalas

Isso era uma piscina 

Saindo de lá, peguei um ônibus até a Catedral de San Giovanni in Laterano,que é simplesmente a sede do bispo de Roma, ou seja, o papa, a mais antiga e a mãe de todas as igrejas católicas, visto que na hierarquia está acima até da famosa Basílica de São Pedro. Infelizmente, só pude apreciá-la por fora. Sempre esqueço que não se pode entrar de short nas igrejas, e como o calor reinava em Roma, dessa vez não tinha nem um casaco pra cobrir as pernas. Ao lado da Catedral, fica o portão de mesmo nome.

San Giovanni in Laterano

O próximo destino foi o Campo di Fiori, que demorei uma eternidade pra achar no mapa, e que no fim descobri que ficava bem perto de Trastevere e super fácil de chegar.
Infelizmente, cheguei lá no fim da tarde e a feira que ocorre lá já tinha acabado. O Campo di Fiori é uma praça, cercada por muitos bares e restaurantes, bem animada a qualquer hora. Tomei um gelatto de Tiramissu, Crema de Grom e Nociolle e depois voltei pro apartamento.
Campo di Fiori



A noite ainda fui jantar um risoto de frutos do mar, muito bom em Trastevere mas prefiri voltar cedo pro apartamento, estava cansada de tanto andar e não queria perder o trem no dia seguinte.

Nenhum comentário:

Postar um comentário