segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Munique: Ein Bier, Bitte

20/10/2013


Estava tao feliz que por estar hospedada próximo a estacão de trem de Viena pois poderia acordar mais tarde pra ir pra Munique.
Acontece que nesse dia começou o horário de verão no Brasil e meu celular sozinho adiantou o relógio em 1 hora. Eu inocente, acordo as 6:40 da manha achando que são 7:40, chego 1 hora mais cedo na estacão de trem, quase embarco num trem pra Zurique que sairia da mesma plataforma mas 1h mais cedo, vou reclamar com um austríaco e só assim descubro que cheguei 1 hora adiantada na estacão.
Só me restou esperar e no começo da tarde de domingo cheguei a Munique. Fiquei hospedada na Ohmullerstrabe, uma rua meio residencial mas bem localizada. Do apartamento pude logo ir andando até a Marienplatz, o  coração e principal praça de cidade , simplesmente linda, da vontade de ficar horas lá, e foi na Marienplatz que me apaixonei por esta cidade. A grande atracão da praça é o edifício  Rathaus, construção do século XIX, sede da prefeitura. O edifício é encantador, com uma torre de relógio com bonequinhos que saem pra dançar as 11h e 17h. Só precisei disso pra saber que ia amar Munique.
Marienplatz

Rathaus

A Marienplatz ainda tem um museu do brinquedo, alguns bares ao redor e artistas de rua aos montes. Logo ao lado fica a Virtualinmarket, uma feira de rua, metade biergarten (bares alemães ao ar livre onde as pessoas bebem em mesas estilo as de piquenique). Domingo, infelizmente estava fechado e tive que voltar no dia seguinte mas Biergarten é algo que não falta em Munique ( como eu amei essa cidade) e foi onde eu aprendi a minha primeira frase em alemão que dá título a este post: Ein Bier, Bitte! ( Uma cerveja, por favor!)







Um pouco atrás da Marienplaz fica a igreja de St Peter com sua torre de 229 degraus. É possível subir nela pela bagatela de 1,5 euros e ter uma linda visão da Marienplatz e da cidade.



Depois disso peguei o metro até a estação Giselastrabe, pra ir ao Englischer Garten, um parque de nome inglês com uma torre chinesa na Alemanha. É um grande parque, estilo central park, não ha nada demais exceto a torre chinesa que marca um dos mais famosos Biergartens da cidade. Ótimo pra comer comidas tipicas ( ou seja, salsicha, batatas e chucrute) e tomar cerveja, muita cerveja.
Englischer Garten

Torre Chinesa no Englischer Garten

Englischer Garten


Estava encantada com Munique mas tinha andado bastante e precisava descansar um pouco. Ainda tentei sair a noite mas a porta do prédio não abria nem com reza. Uma alemã saiu e tentou me explicar algo, pensei de inicio que ela estava brigando comigo, afinal, em alemão sempre parecem que estão brigando contigo, mas depois ela sorriu dando a entender que a porta estava quebrada, ninguém entrava nem saia até consertarem ( pelo menos foi o que entendi). Depois disso foi só torcer pra não ter um incêndio no prédio e ir dormir.


5 comentários:

  1. Vc indica o Hotel que ficou? Pode passar o preço? Próximo da estação é uma boa? Dá para ir a pé a Marienplatz? Desculpe tantas perguntas. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Não fiquei em hotel, Paulo. Aluguei um quarto num apt via Airbnb. Acho um pouco longe pra ir andando da estação pra Marienplatz mas há boa opção de transporte público. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Boa noite Mary,

    Estou programando minha viagem para Europa saindo do Brasil dia 31/07/2014, ficarei dois dias em Munique. Estou querendo ir de trem de Paris para Munique. Só que não sei como usar o site da empresa http://www.bahn.de . No primeiro dia quero fazer um tour pela cidade e no segundo estou muito propenso a ir no Castelo de Neuschwanstein. O que acha? A saída de trem partindo de Paris é do Aeroporto Charles de Gaulle? ë melhor comprar pela internet o bilhete ou na hora mesmo? Você me indica qual Hostel? me add no facebook Daniel Usier Homem de Melo. Abraços

    ResponderExcluir
  4. Oi, Daniel. O site da Bahn é fácil de usar, tem a opção em inglês e a viagem de Paris a Munique de trem leva um pouco mais de 6h.
    Munique é uma cidade encantadora, bonita e alegre em especial nessa época do ano. Acho que a cidade merece mais de 1 dia, 2 pelo menos. A saída de Pais é de alguma das estações centrais. Tens que olhar no site da Bahn pra ver de onde parte. O bilhete com antecedência costuma sair bem mais barato do que em cima da hora. Quando a hostel, eu acabei ficando em um apartamento em Munique, mas recomendo ficar nos arredores da Marienplatz. De qualquer maneira a cidade é bem servida em relação a transporte público. Abraços.

    ResponderExcluir