segunda-feira, 16 de junho de 2014

Porto, A Chegada

22/02/2014

A mesma rotina de acordar cedo, trem até o aeroporto e voo foi feita. Cheguei no aeroporto
da cidade do Porto, no fim da manhã e confesso, foi bem escutar e ver placas e cartazes em
português. Um dos primeiros que me deparei, foi com um da Globo, pra não restar duvidas de que eu estava mesmo chegando em Portugal.
A ida a Portugal e especialmente a essa região do Porto, era importante pra mim de muitas maneiras. Infelizmente, minhas expectativas quanto a certos assuntos pessoais que esperava
que se resolveriam na minha vida, não se concretizou, mas em relação a cidade em si, tive uma boa surpresa e gostei bastante.
Surpreendemente, o primeiro aeroporto que vou fora do Brasil, com informações em português, é o primeiro que tive dificuldades. Foi difícil encontrar o metro, foi dificil comprar
o ticket de metro, e foi mais divicil ainda entender o mapa das estações. Felizmente, no fim tudo deu certo, e conseguir chegar a estação Aliados, a mais próxima do meu hotel no começo da tarde.
Aliás, não era bem um hotel, era simples e parecia mais uma pensão, com quartos frios, sem aquecedores, mas era limpa e bem localizada, me permitindo ir a maioria dos locais a pé. Depois de acomodar minhas coisas, descansar um momento, decidi sair as ruas pra ver o que esse sábado me reservava.
Assim que desci da estação de metro, em direção ao hotel, sabia que gostaria da cidade. Esse primeiro sentimento, essa primeira impressão já me aconteceu outras vezes, e raramente
estive enganada. Realmente, gostei muito da arquitetura da cidade. Aquela arquitetura, muito comum nas ruas do centro antigo do Rio me agrada muitíssimo, acho tudo muito charmoso.
Minha primeira parada, foi na Estação Sao Bento, um símbolo da cidade. De lá segui pela simpática Rua das Flores até a praça do Infante Dom Henrique, onde parei pra almoçar um bom
bacalhau por um preço tentador.
São Bento

São Bento

São Bento

São Bento





Nas proximidades da praça ficam localizados a Casa do Infante, onde ficava a velha alfândega, e o palácio da bolsa que só conheci por fora. Nisso, foi só descer uma ruazinha por poucos metros e estava praticamente em frente ao Cais da Ribeira.
praça do Infante Dom Henrique

Palácio da Bolsa


O Cais da Ribeira, foi definitivamente meu local preferido na cidade. Alegre, Colorido, Movimentado, Charmoso. É o local que eu ia praticamente todo o fim da tarde admirar a vista e ver o rio Douro. Como era um sábado de sol, havia uma feira e os restaurantesna beira do cais estavam lotados. Porém, como fui descobrir nos dias que se passaram, o melhor local pra admirar o Cais é em Vila Nova de Gaia, do outro lado do rio.
Cais da Ribeira

Cais da Ribeira


Vista de Vila Nova de Gaia do outro lado do Rio

Cais da Ribeira


Estátua Viva



Ponte D Luis I

Ponte D Luis I

Depois de um tempo por lá, subi as escadas do Codeçal, quase em frente a ponte D. Luis I e ao fim dela, na parte mais alta da cidade, estava bem próximo ao Terreiro da Sé, onde fica a Igreja da
Sé e onde se tem uma linda vista da cidade. Desci novamente, mas dessa vez atravessando o bairro da Sé que tem uma aparência meio perigosa mas parece ser tranquilo. Depois de
descer pela Sé, segui andando de volta até Aliados, nas proximidades do hotel e peguei a rua Santa Catarina, uma importante rua comercial da cidade. Porém, já era inicio da noite de
sábado e muitas lojas estavam fechadas. Acabei entao, voltando ao hotel, e a noite descobri que uma região bem animada e cheia de bares era nas proximidades de onde estava, perto
da rua Candido dos Reis.









Nenhum comentário:

Postar um comentário