sábado, 4 de outubro de 2014

Moscou: Cristo Salvador, Tretyakov e Parque Gorky

22/03/2014

Meu segundo dia em Moscou foi um sábado. e pra minha surpresa a temperatura estava muito mais agradável do que o dia anterior, e bom pra caminhadas ( Viva a Primavera!)
Acabei acordando muito tarde nesse dia, afinal, numa viagem longa como essa fica difícil manter um ritmo intenso sempre, logo, quando sai do hostel já passava das 14h. 
Segui caminhando, apesar de ter sido uma boa caminhada até a Catedral Ortodoxa de  Cristo Salvador. A entrada era grátis, e segue o mesmo estilo das catedrais russas, bem 
bonita tanto por fora como por dentro. Bem atrás da catedral fica a Ponte do Patriarca de onde se tem as melhores vistas da catedral. 
   
Ponte Patriarca


Catedral Cristo Salvador



No fim da ponte ha uma praça com varias estátuas,  e seguindo por ela se chega a New Galeria Tretyakov, uma galeria de arte russa, moderna e contemporânea. 
Foi bem dificil descobrir o que ela era já que nãoo havia nenhuma placa em inglês ( Isso é Moscou, baby). Não cheguei a entrar mas bem em frente a galeria fica a entrada do parque Gorky, um parque bem popular entre os russos pelo que notei, já que estava lotado de pessoas andando de patins, comendo, crianças brincando e tudo mais que se espera de um parque. 
No caminho pro parque quando se vai beirando o rio Moscou, saindo da porte do Patriarca, há uma enorme estátua, bem feia por sinal: È a estatua de Pedro o Grande ( o tzar do império russo). 


Parque Gorky

Parque Gorky



Pedro, o Grande

Quando parei no parque, pra almoçar, acabei pedindo uma coca cola e recebi uma bebida estranha, tentei argumentar que aquilo não era coca cola, mas o atendente me disse que era melhor e que deveria tomar essa mesmo.
Enfim, fazer o que...
Depois do parque voltei caminhando pelo mesmo caminho que havia tomado pra ir, sempre beirando o rio Moscou. 
Rio Moscou



Como já estava anoitecendo, e pra não perder tempo, decidi ir fazer um tour por uma atração turística meio incomum: o metro. Sim, as estações de metro em Moscou podem ser verdadeiras obras de arte, mais parecendo um museu do que estações. Fui visitar as que li que eram as mais bonitas:  Arbatskaya, Komsomolskaya e Novoslobodskaya, Kropotkinskaya, Mayakovskaya na linha verde (aprecie os mosaicos no teto) Prospekt Mira, Kievskaya e Ploshchad Revolutsii, e realmente não me arrependi, todas muito bonitas. E por sinal, como viajante experiente, Moscou foi a primeira cidades que já fui com Wifi dentro dos trens de metro ( Chupa Ocidente).

Estações de Metro





Estação de Metro


Quando meu tour pelas estações de metro terminou já estava ficando tarde, hora de voltar pro hostel pra descansar depois de um jantar. 
Fui a um restaurante na rua Arbat, a velha Arbat que é uma rua bem turística ( pros padrões russos, afinal, não se nota a mesma quantidade de turistas que se tem em Paris, e são turistas mais locais).
Rua Velha Arbat

Velha Arbat

Velha Arbat

 Enfim, escolhi um restaurante com um aspecto muito legal e que havia english menu, quis tomar uma cerveja e apontei pra beer no cardápio, mas as atendentes não sabiam inglês e não sabiam o que a palavra beer significava. Enfim, depois de muito rebuliço no restaurante, um pergunta pra outro que pergunta pra outro, descobriram o que era beer e trouxeram minha cerveja. Não estou reclamando dos russos não falarem inglês, mesmo porque no Brasil também não se fala. Sei que eu devo me adaptar ao país e não o país a mim, mas qual o sentido de um english menu se os funcionários não entendem o tal menu em inglês? Depois disso, foi realmente hostel e cama.

Nenhum comentário:

Postar um comentário