quarta-feira, 1 de outubro de 2014

- 16 graus e Bem Vinda a Russia.


21/03/14
Ponte Bolshoy

As 6 da manha, colocava pela primeira vez meus pés na Russia, cheia de receios.
A imigração foi tranquila já que brasileiros não precisam de visto mas a oficial ainda assim foi meio assustadora.
Desembarquei no aeroporto de Moscou e foi só seguir as placas em direção ao Aerorail, o trem que por cerca de 400 rublos liga o aeroporto ao centro de Moscou. Ao chegar na estação de metro é que a dúvida começou. Sacar dinheiro e comprar o ticket do metro foi fácil já que nas maquinas automáticas há a opção inglês. Difícil foi achar um mapa do metro e conseguir entender como ele funciona. É bem assustador o primeiro contato já que o metro é todo em russo e a orientação dele é meio diferente. No fim, você acaba se acostumando e vai ficando mais fácil, mas o primeiro contato é muito “ Oh, Meu Deus!!! O que eu faço ? Pra onde eu vou?”
Digamos que sou uma viajante experiente, me enrolei mas consegui mas pra alguns pode ser bem complicado ate entender  já que os russos quase não falam inglês, entao nem
adianta pedir informações. Fora que simpatia não seria o adjetivo que usaria pra descreve-los.
Enfim, depois da luta pra achar a estação certa e descer nela, outra luta começou: achar o hostel.
Sabia pelo mapa que salvei que estava próximo mas não havia nenhuma placa no local indicando, nenhuma indicação em inglês ou qualquer outra língua. Pra piorar fazia um frio horrível e começava a nevar.  Quando dizem q a Russia  é fria não estão exagerando.
Estava eu meio que dormindo no avião quando escuto o piloto dizer: estamos aterrissando em Moscou…bla bla bla...e a temperatura aqui esta menos 16 graus. Nisso, acordo com um susto. Tá certo que eu não esperava esperava que estivesse calor mas no dia seguinte começaria a primavera e certamente não esperava menos 16 graus. Achei q tivesse entendido errado até, que o correto fosse 6 ou menos 6 graus. Só acreditei realmente quando vi toda aquela neve ao sair do aeroporto.


Enfim, estava lá totalmente perdida no meio do inicio da neve caindo quando uma boa alma percebeu que eu estava procurando o hostel e me levou até lá. Realmente, estava na porta mas sem nenhuma placa era difícil.
Fui recebida pelo Yuri, o staff do hostel, extremamente simpático que sempre me oferecia café e chá e ainda tentou me ensinar algumas palavras em russo durante a minha estadia ( apesar de eu ser um fracasso).
Como meu quarto não estava pronto ainda fui dar uma volta. Peguei a rua Nova Arbat direto, que me deixou na cara do Kremlin, e a primeira visão do Kremlin a gente nunca esquece. O local é lindo, enorme e impressionante. O contraste da cor meio vermelha com o branco da neve, deixava ainda mais belo. Acontece que nesse dia estava realmente frio e ficar na rua era uma tortura, so queria um local quente pra estar.

Kremlin

Kremlin

Kremlin

Kremlin

Rio Moscou

Kremlin

 A visita ao Kremlin pode ser feita diariamente exceto as quintas e se pode comprar ingressos pras igrejas que existem no complexo e pro Armoury Chamber. Comprei a princípio pras catedrais, e confesso que estava era mais interessada num local quente pra me aquecer. Visitei as principais catedrais do Kremlin após cruzar a belíssima ponte vermelha. As Catedrais  Ortodoxas russas são muito bonitas e coloridas e tem uma ESTRUTURA INTERNA diferente do que estamos acostumados no ocidente.
Catedrais no Complexo do Kremlin



Das catedrais caminhei pelo belíssimo jardim Alexandrovsky que estava cobertos de neve e sai do complexo do Kremlin. Continuei rodeando-o por fora, seguindo o rio Moscou até embasbacar com a beleza da catedral de São Basilico( WOW!!!!). Estava vendo-a, naquele momento, por trás e mesmo assim fiquei encantada. Fui me aproximando da  famosa Praca Vermelha até dar de cara com ela e é realmente belíssima, e me faltam palavras pra descreve-la.  Entrei pra ver seu interior, é bonito mas não se compara ao exterior.
Sao Basilico




Ao sair da São basilico pude observar mais a famosa Praca Vermelha  do qual tanto tinha ouvido falar dos livros de História.  Alem da catedral de São basilico conta também com o Kremlin, o belíssimo prédio do Museu Histórico do Estado e o Gum ( um grande shopping) SIM, LENIN morreria de novo ao saber que há um shopping na praça vermelha, em frente ao seu mausoléu.
Como estava realmente frio e meus dedos doiam de frio, entrei no shopping Gum pra me aquecer um pouco e aproveitar e ter um almoço tardio.

Praça Vermelha

Museu Histórico do Estado

GUM

GUM


Do prédio atravessei o arco do prédio do museu e entao estava novamente no  belíssimo jardim Alexandrovsky. Decidi então entrar no museu ( era impossível ficar na rua pelo frio). O Museu Histórico do Estado parecia interessante mas quase toda a informação do acervo era em russo não me dando oportunidade pra aprender tanto. Valeu muito mais a beleza do prédio por fora que por dentro. Depois atravessei de novo a praca vermelha pra pegar a ponte Bolshoy que fica bem em frente a São Basilico. Dessa ponte se tem uma linda visão da praça vermelha, que ouso dizer que é a praça mais bela em que já estive. Segui a ponte até o fim e depois voltei, sempre contornando o rio e seguindo o caminho de volta ao hostel.




Vista da Ponte 

Kremlin

4 comentários:

  1. Muito legal seu blog, mas acho que vc deveria nos contar mais sobre sua viagem à Russia. Estou viajando para Moscou e St Petersburg em outubro/2015. Gostaria de saber algo mais sobre seus apuros, que, com certeza, viverei vários.

    ResponderExcluir
  2. Muito legal seu blog, mas acho que vc deveria nos contar mais sobre sua viagem à Russia. Estou viajando para Moscou e St Petersburg em outubro/2015. Gostaria de saber algo mais sobre seus apuros, que, com certeza, viverei vários.

    ResponderExcluir