sábado, 22 de novembro de 2014

Fortaleza de São Pedro e Paulo

 28/03/14

Dias de preguiça em São Petersburgo. Sem me preocupar com horário, acordei quando deu vontade,  me levantei quando deu vontade e fui almoçar quando deu vontade.  No caminho pro almoço, uma agradável surpresa, recebi flores na rua, afinal, era primavera.  
Depois do almoço, já no meio da tarde, segui pra Fortaleza de São Pedro e Paulo, com pouco mais de 300 anos e berço de São Petersburg. 
Catedral de São Pedro e Paulo

Interior da Fortaleza

A fortaleza é na verdade um complexo com diversas atrações. Comprei o ingresso que dava direito a 4 delas. Como estava um dia de muito frio e vento minha disposição pra fotos não estava das melhores e só queria um local coberto. A primeira atração que visitei foi a Catedral de São Pedro e Paulo que é bem mais bonita por dentro que por fora. Lá dentro era a nécropolis dos tsars da Russia e há também uma capela onde estão os restos mortais do ultimo tsar e sua família. Além disso, há também  um pequenino espaço
que conta uma pouco sobre os tsars, pra quem se interessa por história russa. 
Da catedral segui pra Casa do Comandante, que foi a segunda atracão inclusa. A casa do comandante funciona como um museu da história de São Petersburg desde sua fundação e é bem interessante.  
De lá, segui por um dos portoes da fortaleza, o que fica atrás da estátua de Pedro o grande. Desse portão se tem uma bela visão do rio Nieva e do palácio de inverno do outro lado do rio. 
Só não consegui aproveitar mais por causa do frio e do vento que estavam de doer.  Inexplicávelmente havia uns russos malucos( o que parece uma redundância) lá naquele frio de 3 graus tomando banho de sol de biquines e cuecas. 

Apesar do sol, fazia cerca de 3 graus.



Fui então pra terceira atracão, menos interessante que as outras duas anteriores, O Museu de história da fortaleza e por fim pra última, a prisão. Vencida pelo vento que não me permitia mais ficar perambulando pela fortaleza, decidi voltar seguindo o caminho do parque. Parei num cafe onde fiquei por algumas horas, descansando os pés, e tomando uma cerveja russa.

Borsch, a deliciosa sopa russa de beterraba



Nenhum comentário:

Postar um comentário