domingo, 1 de fevereiro de 2015

Siem Reap: Angkor Parte I

24/04/2014


Havia combinado no dia anterior com um dos inúmeros motoristas de moto que ficam pelas ruas, pra me pegar ao hotel pela manhã pra irmos a Angkor. Faríamos, nesse dia, o que eles
chamam aqui de Small Tour ( não pela duração, mas pela distancia). 
Ele me cobrou 10USD e me pegou as 7:30 no hotel. No caminho paramos pra comprar o ingresso que permite entrada ao complexo Angkor. Custa 20USD por 1 dia ou 40USD por 3 dias.  Comprei o de 3 dias e seguimos. 
De Siem Reap a Angkor Wat que é o templo mais próximo são cerca de 15km. 
Bom, Angkor é uma grande área que foi o centro do império Khmer, um dos grandes impérios asiáticos. 
 A era Angkoriana vai do século IX ao XV. Cada rei khmer queria queseu templo superasse os anteriores e foram surgindo templos-cidades ( já que habitavam pessoas também) cada vez maiores até que o ápice do império foi atingido com Angkor Wat.

Paramos primeiro em Angkor Wat, umas 8h da manhã. Este é considerada a obra prima master de Angkor, apesar de não ter sido o meu preferido. 
O templo cidade é enorme e toma bastante tempo pra ver. O calor na Cambodia é muito intenso, então, o  bom é ir de chapéu e óculos escuros. Apesar do calor, não se pode entrar nos templos com roupas acima do joelho. 





Depois de Angor Wat, seguimos pra Bayon, que está entre os 3 must see templos de Angkor. Bayon é bem interessante, e muito bonito, e foi meu segundo templo favorito. 
Diferente de Angkor Wat, Bayon não impressiona a distancia, você só fica impressionado mesmo ao penetrar no templo e ir subindo os diferentes níveis e encarando as varias faces de Bayon. 



Depois de Bayon, foi a vez de Baphuon, um templo com estrutura piramidal, e que pessoas com disposição podem encarar chegar ao topo. 
Bem perto ficam Phimeanakas que é bem simples e não impressiona tanto. Próximo ficam  outros templos menores como Preah Palilay e Tep Phanan.  
A essa altura com o sol no seu ápice, confesso que não prestei muita atenção nesses menores e passei meio que correndo pelo Terrace of Leper King e Terrace of Elephants, que são meio q plataformas, onde o rei( imperador) se exibia pra população. 



Depois disso, precisei de um tempo pra recuperar as forças e seguimos pra Teo Keo e depois Banteay Kdei até chegar ao meu templo favorito: Ta Phohm!!!!
Se os outros templos nos fazem pensar "WoW!!! Do que o homem È capaz!!!" Ta Prohm nos faz pensar "WoW! Do que a natureza écapaz!!!" 
Se voce pensar no que aconteceria se uma floresta decidisse crescer dentro de uma cidade abandonada, a resposta seria: aconteceria Ta Phrom. O local é lindo com arvores crescendo em meio a pedras, sob, dentro e entre as construções. Foram lá que que foram filmadas algumas cenas de Tomb Raider. Foi meu local favorito em Angkor. 












De lá ainda passamos por outros templos na volta mas todos foram ofuscados pela beleza de Ta Prohm.
Nesse dia conheci uma menina de uns 13 anos, que deve ser a melhor vendedora do mundo. Havia parado apenas pra comprar água mas ela disse pra eu sentar porque estava muito calor. Começou a conversar comigo dizendo que gostava de praticar o inglês. Era muito esperta e falava um ingleês muito bom. Sabia que no Brasil se falava português e até sabia algumas palavras em português que aprendeu com turistas. 
Disse que trabalhava pra pagar sua escola particular já que as públicas não eram boas, tinha 10 irmaos e enfim. Disse que as vezes guiava turistas mas não cobrava, era apenas pra praticar o inglês, mas as vezes eles davam dinheiro a ela. 
Enfim, depois de toda essa conversa ( verdadeira ou não) já que as crianças aqui sempre dizem que estão trabalhando pra se manter na escola. A menina disse que havia gostado de mim e me deu uma espécie de instrumento musical que ela fabricava. Disse que não ia me cobrar. Mas enfim, depois de
toda essa história tive que dar dinheiro a menina. Melhor vendedora EVER!!!

Um pouco depois das 17h estavámos de volta ao hotel, cansada, suja e com os pés doendo.
A noite fui fazer o que todos fazem em Siem Reap, dar uma volta nos arredores da Pub Street e Night Market.

Nenhum comentário:

Postar um comentário