terça-feira, 12 de novembro de 2013

Everybody Loves Capri

04.10.2013

O ferry partiu as 8:20 de Salerno com destino a Capri, e custou 23 euros a ida. A viagem durou um pouco menos que 2 horas com paradas em Amalfi e Positano.
Sim, o post é sobre Capri mas há cerca de 1 ano, vi no Pinterest uma foto de Positano, uma vila na Costa Amalfitana, e pensei “Wow!!! Esse lugar é incrível, preciso estar lá um dia”.
Apesar de saber que a foto que estava vendo tinha sido editada, ao vivo, o que vi, ainda dentro do ferry, no caminho pra Capri, me impressionou mais ainda. Como o amor é cego e eu estava apaixonada pelo local, muita gente pode não concordar mas Positano é um dos locais mais lindos que já vi, em especial a visão que se tem quando se chega pelo mar.
É lindo demais, com as casinhas coloridas nas montanhas com uma especie de vale no meio, a água de um azul transparente, maravilhoso demais, muito mais do que uma foto pode demostrar. O ferry ficou parado lá por apenas alguns minutos, mas voltei lá no dia seguinte e contarei mais no próximo post já que este é sobre Capri, e Capri é uma lindíssima ilha no Mediterrâneo, merecedora de ter não apenas um mas vários posts só sobre ela.
Positano vista do mar

A chegada na ilha ocorreu pela Marina Grande que é onde a maioria dos barcos chega e sai. A visão que tive do mar da chegada a Capri não me emocionou tanto quanto de Positano mas realmente não é o melhor ângulo da ilha. A Marina Grande é cercada por vários restaurantes turísticos de qualidade meio duvidosa e é de onde partem muitos passeios de barco pela ilha.

Marina Grande

Marina Grande

Seguindo todas as recomendações, fui escolher um dos inúmeros barcos que oferecem um passeio, afinal não se conhece de verdade Capri, sem tê-la visto do mar. Infelizmente, escolhi um barco grande com muitos turistas, e apesar de ter sido muito legal, com visões lindas, creio que seria uma experiência muito mais interessante ter escolhido um dos pequenos barcos.
O passeio foi com um guia italiano muito bem humorado. Passamos pela quase imperceptível estátua do Scugnizzo, uma estátua sorridente que dá as boas vindas aos visitantes de Capri, pelas grutas do Coral, Gruta Branca, Arco Natural, o farol de Punta Carena, a baia de Marina Píccola, a Gruta Verde e pela entrada da Gruta Azul (Infelizmente a gruta azul estava fechada naquele dia porque o mar estava agitado, e não se podia entrar, mas isso me dá mais um motivo pra retornar a Capri). Passamos também por dentro das 3 famosas rochas no mar, símbolos de Capri, as Faragliones. 
A vista de Capri tanto da baia de Sorrento mas em especial da baia de Salerno é linda. Porém, o que mais me deixou de boca aberta foi realmente a cor da água, que devido ao fenômeno de refração, adquire tonalidades lindas de verde e azul. 
Capri

Capri

Capri


Capri

 Após o passeio de barco que dura de 1 a 2h, com direito a mergulho naquelas águas maravilhosas veio a pior parte de Capri: os ônibus. Capri é uma ilha de luxo, e os que não querem pagar os 30 euros pra andar de táxi conversível se movimentando entre Capri, Anacapri e as marinas, precisa usar os ônibus como transporte. Eu recomendo usar os táxis quando se tem pouco tempo pra ficar na ilha. Os ônibus são pequenos, parecidos com vans, cabem pouquíssimas pessoas e não sei se no verão é assim também, mas no inicio de outubro, com a ilha ainda cheia e filas gigantes, a espera é enorme, chegando a 1 hora. Ou seja, em Capri se você não tem ou não quer gastar tanto dinheiro com táxi, tem que suportar isso. Eu até suportei a espera com bom humor mas acho que faria diferente hoje, e teria dividido táxi com outras pessoas, pois foi uma enorme perda de tempo e não é todo dia que se tem a chance de andar em um táxi conversível em Capri.

Mas após a longa espera, da Marina Grande a Anacapri de ônibus demorou menos de 20 minutos e cheguei no que parecia uma pequena vila, cheia de lojas de compras e pequenos restaurantes. Dei uma volta pelo minusculo centro centro histórico de Anacapri e ainda lá peguei o funicular pro Monte Solaro, cuja subida e descida custou 10 euros. A vista que se tem de lá é simplesmente indescritível. É possível ficar horas lá em cima, admirando a paisagem incrível. Tem se uma vista panorâmica perfeita do mar com as Faragliones, de Anacapri, além do vulcão Vesúvio. Gostaria muito de ter ficado mais tempo lá mas meu ferry sairia as 17:15 e ainda havia tanto pra ver.
Pelo Centro de Anacapri

Subindo o Monte Solaro

Vista do Monte Solaro: Anacapri e as Faragliones

 Desci do funicular e de novo longa fila de espera pro ônibus pro centro de Capri cujo trajeto leva menos de 10 minutos. Desci próximo a piazzeta principal, cheia de restaurantes e lojas de grife de luxo como Armani, Prada, Louis Vitton. Passei por elas, quase sem olhar, com o objetivo de chegar aos Jardins de Augusto, um pequeno mas simpático jardim, cuja entrada custa 1 euro e de onde se tem outra outra vista belíssima de Capri. Ao lado dos jardins fica um dos pontos altos da ilha, a famosa Via Krupp, estrada construída pelo alemão homônimo, onde se vai descendo até bem próximo ao mar, e com uma vista simplesmente maravilhosa e indescritível. Impossível se cansar de descer a via pois é difícil se cansar da perfeição. Infelizmente não tinha tanto tempo e tive que voltar ao centro de Capri e pegar o funicular de volta a marina grande. Felizmente ainda deu tempo de comer algo e me molhar um pouco numa pequena e praia da marina grande com uma água azul transparente. 
Pelo Centro de Capri

Capri

Via Krupp e sua vista

Vista da Via Krupp

Vista da Via Krupp

Via Krupp

Jardins de Augusto



Depois foi ferry de volta. Apreciei novamente a mais bela vista que já vi, a de Positano e no inicio da noite estava de.volta a Salerno. Descobri que o melhor local local pra aproveitar a noite em Salerno é na parte do centro histórico após a Via dei Bogletele, pelos arredores da Via Roma onde se concentram vários bares e restaurantes, e assim terminou meu dia italiano perfeito.



5 comentários:

  1. Oi! Adorei o post. Só uma dúvida, esse passeio é o 360º? Você conseguiu entrar na água? Se importaria de falar o valor?

    Obrigada,

    ResponderExcluir
  2. Olá. Minha ida a Capri foi de forma independente. O passeio de barco, custou 18 euros mas se você tiver num grupo, vale a pena alugar um barco só pra vocês na marina. O barco para pras pessoas entrarem na água, se tiver calor. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Mary, voce chegou e alugou com qualquer pessoa? estou indo com minha irma e meu marido no inicio de junho. Vc acha valido ficar em Sorrento ou ja ouviu falar em Vico Equense? obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Se você fala do barco, sim. Na marina há varias opçoes quando você chega. É só escolher um. Acho válido ficar em Sorrento sim, a maioria das pessoas fica lá. Infelizmente, não conheço Vico Equense.

      Excluir
  4. Boa noite! Vc sabe o porto de cruzeiros de Salerno é o mesmo, ou fica próximo, ao local de onde saem as ferrys? E dá para utilizar a ferry com malas? Desembarco de um navio em Salerno em junho e vou ficar hospedada em Amalfi, e gostaria de saber o melhor meio de chegar. Obrigada.

    ResponderExcluir