quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Toledo


08/03/2014


Acabei me confundindo com o horário do trem pra Toledo, e então acabei tendo que esperar até o trem que só chegava no começo da tarde. Toledo fica bem pertinho de Madrid, cerca de 30 minutos de trem, fazendo a distancia ser perfeita pra um bate e volta. Na estação Arocha Renfe, o trem parte quase que de hora em hora.

Assim que cheguei na estação de Toledo, havia vários taxis na porta esperando pra levar pro centro histórico da cidade, mas fiz o percurso a pé, o que não demora muito, cerca
de uns 15 minutos. Infelizmente, peguei o caminho de entrada errado, era pra eu ter ido pela Puente de Alcantara e depois ter entrado pelo Puerta de Doce Cantos, um dos portões que dá acesso a cidade, mas acabei entrando por um outro portão meio que na parte mais alta do centro histórico. Desse portão, estava bem próximo da praça de
Zocodover, uma praça importante e bem movimentada do centro histórico, onde há um centro de informações onde peguei um mapa. Agora sim, com uma mapa estava pronta pra começar a conhecer melhor a cidade. 
praça de Zocodover

praça de Zocodover

Segui da praça pro Passeo Miradero, passando no caminho por onde ha uma disputada estatua de Miguel de Cervantes. Toledo está na rota de Dom Quixote de La Mancha, entao é super comum encontrar referencias ao escritor espanhol e sua mais famosa obra pela cidade.



vista do Miradero



No caminho pro passeo Miradero conheci também a Vicky, uma alemã que foi uma cia agradável nesse dia pela cidade ( os alemães tem se demostrado sempre ótimas cias nas minhas andanças por esse mundo).
O Passeo Miradero tem um jardim e uma bela vista dos arredores, dos rios, das pontes e das montanhas. 
Depois, seguimos então pelas ruazinhas da cidade medieval, ultra lotada de turistas, afinal era sábado. A medida em que nos aproximávamos da Catedral de Toledo, os turistas aumentavam, assim como os restaurantes e lojas de souvenir.

Chegamos então a Catedral, onde demos uma entrada rápida e depois fomos em direção a sua fachada principal que fica na Praça do  el Ayuntamento, importante não só pela catedral mas também porque nela fica fica o prédio da prefeitura.



Catedral de Toledo


Depois disso queríamos ir em direção a ponte San Martin, mas sem querer achamos o passeio de San Cristoban ( a essa altura já tínhamos perdido nosso mapa) que é uma espécie de praça e onde se tem uma bela vista de Toledo com o rio e as rochas, sendo outro local muito bom pra fotos panorâmicas.
Do passeio, seguimos indo pra baixo parando pra almoçar em frente ao monasterio de São João dos Reis, e tomar uma cerveja. Nisso continuamos descendo em direção a ponte San
Martin, e tanto o caminho como a ponte são locais lindo pra fotos e foi um dos locais que mais gostei em Toledo. Atravessamos a ponte e o portão e estávamos então fora das muralhas, seguimos por fora delas até o próximo portão de regresso ao centro histórico.

Passeo de San Cristoban



Ponte San Martin






A essa altura, a Vicky teve que voltar a Madrid e entao eu continuei sozinha andando pelo centro histórico. Finalmente ,achei o Palácio de Alcazar, um dos mais importantes pontos turísticos e símbolo de Toledo. Suas torres podem ser vistas a quilômetros de distancia. Na verdade já tinha passado por ele, só não tinha me dado conta do que era. 
Depois disso começou a luta pra chegar a Puente de Alcântara já que não sabia bem o caminho que ia tomar. Depois de roda muito, finalmente, achei o caminho e após cruzar
o portão lá estava ela, era o caminho que deveria ter tomado pra chegar ao centro histórico assim que cheguei na cidade.





Palácio de Alcazar

Atravessei a ponte, segui pelo rio, e então voltei a estação de trem pra regressar a Madrid. 
Decidi me despedir da cidade com uma ida ao Museu do Jamon, que não é um
museu e sim um boteco em baixo e restaurante em cima.  
O Jamon Ibérico de Madrid ia deixar saudades.

Um comentário:

  1. Que lugar maravilhoso. Lembra-se quando gasta no almoço em média? Grata Claudia

    ResponderExcluir