sábado, 13 de setembro de 2014

Barcelona: Parque Guell e Hospital Sant Pau

17/03/2014


Quando se pensa em Barcelona, alguém que vem quase instantaneamente a mente é Antonio Gaudi, o arquiteto catalão genial, que fez muita coisa na cidade, muita coisa mesmo.
Meu plano era um dia inteiramente dedicado a Gaudi e meu primeiro destino foi então o parque Guell. 
O parque começou a ser construído em 1900 num projeto de Gaudi encomendado por Guell e tinha como objetivo ser um condomínio residencial burguês cercado de área verde, mas o plano foi meio que um fracasso e apenas duas das casas do condomínio foram construídas, mas felizmente
 outras coisas acabaram sendo construídas por lá como a grande escadaria e a praça oval. Com o fracasso comercial do projeto, posteriormente a prefeitura de Barcelona acabou adquirindo o local e, então, a cidade ganhou esse presente. 
O parque consta de uma grande área pública, com muito verde, onde não se paga pra entrar, e uma área onde alguns monumentos e edifícios projetados por Gaudi foram construídos, que é a área paga do parque. 
É um local muito bonito em Barcelona e vale a pena ver. È um ótimo primeiro contato com o modernismo e genialidade do arquiteto catalão. 

Parque Guell

Parque Guell

Parque Guell

Parque Guell

Parque Guell

Parque Guell

Parque Guell

Parque Guell

Parque Guell

Casa onde Gaudi viveu no Parque Guell

Depois do parque Guell, segui pro hospital Sant Pau, que não é uma obra de Gaudi, mas fica bem pertinho da Sagrada Família, a obra prima do Gaudi, que seria meu destino seguinte.
O hospital Sant Peu È um must see em Barcelona, com letras maiúsculas. È o hospital mais lindo que já vi na vida, e um dos edifícios mais belos que já vi.
É de um colorido e beleza impressionante me deixou de boca aberta. Vale muito a pena entrar porque o pátio interno do hospital é simplesmente sensacional. Foi um dos locais que mais gostei em Barcelona e foi difícil querer sair do hospital já a vontade era ficar admirando por mais tempo.
Sant Pau

 Sant Pau

Sant Pau

Sant Pau

Sant Pau

Bem pertinho do parque, uns 10 minutos andando, fica o Templo Expiatório da Sagrada Família, atualmente basílica. Meu objetivo era entrar no local, mas como tinha marcado algo e estava bem na hora, achei melhor deixar pra outro momento e nesse dia tive apenas uma visão externa.
Segui entao pra praça Del Rey pois tinha marcado com o Joanderson, um amigo dos tempos da escola que não via há apenas 10 anos. 
Foi também uma oportunidade pra conhecer sua namorada Marion.
Foi muito legal esse encontro que rendeu uma visita ao Parc de La Ciutadella, que é um local realmente muito bonito.  Acabamos terminando a noite num bar irlandês, comemorando o St Patrick's day.

Parc de La Ciutadella

Parc de La Ciutadella





Nenhum comentário:

Postar um comentário