domingo, 21 de setembro de 2014

Montserrat

19/03/2014


Acordei cedo, e me dirigi a plaza Espanya, da estação de lá partia o trem pra Montserrat, um bate e volta perfeito de Barcelona.
Comprei o ticket que incluía passagem de ida e volta no metro, trem ida e volta pra Montserrat, cremalheira pra subir e descer ao monte e uso ilimitado dos funiculares por lá e custou 27 euros.
Embarquei no trem as 9:33 e após cerca de 1h15 cheguei na estação de Montserrat. Ao chegar a estação é possível escolher entre ir de cremalheira ( uma espécie de trem) ou de aero ( uma espécie de bondinho) na verdade, se vc vai de aero deve descer 1 estação antes.
Acabei optando por ir e voltar de cremalheira e da estação até o topo foram cerca de 15 minutos. A vista era  legal mas nada espetacular.







Chegando lá, primeiro fui ao mirante, perto do restaurante, a vista era bonita mas a névoa dificultava um pouco. Tirei algumas fotos e entao me dirigi pra entrada do monasterio e basílica pois as 13h e 18:45 a Escoleria, um dos mais antigos coros de menino se apresenta lá, e queria ouvi -los.
A entrada na basílica é grátis, e pontualmente as 13h o coro dos meninos começou, È algo rápido, não dura nem 15 minutos mas é legal de ver e ouvir.
Quando acabou o coro, foi hora de ir a segunda grande atracão da basílica, a Virgem de Montserrat, conhecida como La Moreneta, devido a sua pele negra.
Tem uma filazinha chata pra ver a Virgem mas até que não demora muito.









Depois do coro dos meninos e de ver a imagem da santa, o melhor do dia começou.
Em Montserrat há varias trilhas que podem ser feitas e há varias placas indicando o caminho. Há ainda 2 funiculares que ajudam em muito as trilhas, o de Sant Joan e o de Cava Baja. 
Escolhi primeiro ir ao de cava baja, que chega lá embaixo em cerca de 5 minutos. Ao chegar há uma trilha de cerca de 20 minutos, com uma paisagem muito bonita que leva a uma igreja. Algo legal é que durante a trilha há varias estatuas, incluse uma delas foi projetada por Gaudi. 


Depois de fazer o percurso ida e volta da trilha, era hora de pegar o segundo funicular, o que sobe, o de Sant Joan. Infelizmente, já estava meio tarde e a hora do último funicular de volta estava próxima. Foi uma pena, pois a subida no Sant Joan foi a melhor parte do dia. Lá em cima é incrivelmente bonito e há também varias opções de trilhas.
Dizem que a trilha mais bonita é a de San Geronimo mas levava 1 hora e eu não tinha tempo, optei por fazer entao as mais rápidas as de que duravam cerca de 15 a 20 minutos. A paisagem é realmente linda, e doeu não poder ter ficado mais tempo.


Enfim, tive que descer, e entao descobri que havia outra trilha próxima a entrada dos funiculares que era possível fazer em cerca de 20 minutos e óbvio que fui.
O caminho não é muito bonito mas a recompensa do final vale a pena, a vista que se tem de Montserrat é bem bonita.
Infelizmente, quando voltei, o museu audiovisual estava fechado, depois das 17:30 não há mais nada aberto por lá, nem os restaurantes, e então era hora de voltar a Barcelona. Após todo o trajeto de volta, descobri numa rua paralela a Rambla, indo em direção ao Raval um restaurantezinho despintado mas com ótima comida e preço.






Nenhum comentário:

Postar um comentário