sexta-feira, 20 de novembro de 2015

Havana - Cuba -Ciudad Vieja


08/10/2015


As malas demoraram tanto mas tanto mas tanto no aeroporto de Havana que a única explicação possível é que só tenha um funcionário que traz uma a uma, cada mala, pelas mãos. Isso também justifica a longa espera entra uma mala e outra.
Enfim, passei pela imigração, que felizmente nãos exigiu o seguro de viagem que eu não tinha feito. Como combinado previamente com o hotel, um taci me esperava no aeroporto com aquela plaquinha linda com meu nome. Uma corrida de 20 minutos me custou 25CUC ( 25 USD).
Fiquei hospedada na Casa Israel, uma casa particular, tipo de hospedagem muito comum em Cuba.
Ary, a dona, se mostrou bastante atenciosa com as dicas iniciais. O quarto era simples, típico das casas antigas, mas bem limpinho. Como sempre, doida pra aproveitar cada momento deixei as malas no quarto e segui pra rua. Como a fila do banco estava grande, e estava impaciente, e segui com meus 30CUC mesmo.
Em Cuba, o melhor é levar euros e trocar por CUC. Eles cobram 10% de taxa caso a moeda de troca seja dólar americano. Dinheiro de plástico é inútil por lá.
Segui então pro meu dia pela Ciudad Vieja de La Habana
Fiquei hospedada na Calle San Rafael e segui por ela até o Parque Central ( de onde saem ônibus hop on hop off). No parque Central havia vários carros conversíveis antigos, parecia que tinha voltado no tempo.

Em frente ao Parque Central peguei a Calle Obispo, uma agradável rua de pedestres comercial, onde parei numa feirinha de artesanato numa das casas da rua. Segui pela Obispo até a Plaza de Armas, onde visitei a Biblioteca Pública e o Castillo de La Real Fuerza. Na praça também há outras construções importantes como o Museu de História Natural e o Palácio dos Capitães Generais .
No Castillo de La Real Fuerza, por uma pequena "propina", uma funcionária serviu de guia e explicou bastante coisa lá dentro ( até mais do que eu estava interessada).



Próximo destino foi a Plaza de La Catedral e de lá segui pra Plaza San Francisco onde passei pela Igreja de San Francisco e tomei chocolate no Museu de Chocolate ( que na verdade é uma espécie de confeitaria)
Depois segui pra Plaza Vieja, que achei bastante charmosa. Queria visitar a Camara Oscura mas aquela hora do dia já estava fechada.
Aproveitei então pra degustar cervejas artesanais na Cervecaria Plaza Vieja, com boa música cubana ao vivo.
Segui então de volta pra San Rafael, onde estava hospedada.  No caminho parei no Parque Central onde acontece um típico "espetáculo cubano".
Aqui as pessoas não tem acesso a internet em casa, sem falar que ela é cara e ruim.
As pessoas se reinem em alguns poucos pontos da cidade onde há sinal e compram um cartão pré pago caro pra poder acessar a internet. Nesse Parque Central ficam uns caras que roteiam o acesso deles por 1 ou 2 CUC a hora ( mais barato que o cartão pré pago)
Aproveitei pra acessar por alguns minutos. Voltei então pro hotel para um banho e descansar. Um pouco depois fui tomar um daiquiri ao som de boa música cubana no famoso bar La Floridita, o berço do daiquiri.


Nenhum comentário:

Postar um comentário