segunda-feira, 18 de agosto de 2014

De Marrakech ao Deserto do Saara

12/03/2014





As 7:30 da manha estava na praça Jaama el Fna, onde sairia o tour pelo deserto do Saara.. Eva e eu tínhamos comprado o pacote de 2 dias e 1 noite por 400dh, o que valeu muito a pena.
Em Marrakech, quando se quer ir ao deserto do Saara, há 3 opções: O tour de 2 dias e 1 noite que vai até Zagoura, o comecinho do deserto, onde as dunas sao menores. È algo bem mais pra turista ver, tanto que os locais chamam de Deserto Coca Cola. Além dessa há o tour o de 3 dias e 2 noite que entra mais fundo no deserto indo até Mergouza, e o de 4 dias e 2 noites que vai a ambos.
Como não tinha tanto tempo, acabei ficando com o de 2 dias e 1 noite mas gostaria de ter ido no de 3 dias.
O trajeto até Zagoura é bem longo, e dura o dia todo pois o caminho é bem montanhoso. Em compesação a paisagem é simplesmente linda, e valeria a pena só por ela. 



No caminho, paramos rapidamente em alguns locais pra fotos e por mais tempo em Ait Ben Haddou, Um lugar super bonito, que já foi cenário de Gladiador e Game of Thrones. Lá pudemos subir a vila e de cima ter outra visão encantadora. Óbvio que tudo no Marrocos eles estão sempre tentando te enganar e tirar dinheiro dos turistas, disseram que tinhamos que pagar 25dhs pra percorrer a vila, o que não é bem verdade, mas enfim, valeu a pena.












Depois de muitos km, estrada montanhosa altamente tortuosa provocando náuseas na maioria das pessoas da van, chegamos em Zagoura. Nosso grupo era composto por 4 brasileiros, 3 franceses, 2 norte americanos, 1 inglês, 2 filipinos, 1 alemã, e 2 suiças. Não poderia ter sido um grupo melhor pois todos eram pessoas encantadoras.
Destaque pro casal de idosos que conhecemos lá: Lynn e Brian. Ambos com mais de 60 anos, ela de Nova York, ele de Londres. Se conheceram há 12 anos na Tailândia e agora
se encontram sempre que possivel nessas viagens pelo mundo ( detalhe que os 2 pediram pra ficar com uma tenda só pra eles).
Enfim, chegamos em Zagoura no fim da tarde, compramos água e então mais uns 15 minutos pela estrada chegamos ao local onde os camelos, nos esperavam.
Cada um montou no seu próprio camelo e seguimos em direção ao acampamento ( cerca de 1h de camelo). A viagem de ida nos camelos não foi lá muito confortável pois o sol estava se pondo, então o frio aumentou e pra piorar começou a chover um pouco ( sim, chovendo no Saara, não se fazem mais desertos como antigamente). Segundo e principal motivo de não ter sido tão confortável é que camelos não são confortáveis e ponto.


Mas enfim, tudo era diversão e as coisas melhoram muito a chegarmos no acampamento, que era composto por 1 tenda principal e varias outras tendas menores. A tenda principal era uma espécie de sala de estar onde jantamos, ouvimos música árabes, tomamos muito chá de menta e fumamos narguilé.  O ambiente era bem legal. As tendas menores eram pra dormimos. Cada 4 pessoas em uma tenda,e até que eram confortáveis com cobertores e travesseiros.
Tivemos um jantar bem legal na Tenda principal, e depois os mulçumanos começaram a tocar musica árabe pra gente, com direito até a Michel Teló quando descobriram que havia brasileiros lá (Alá tá vendo isso) .Jantar estava incluso, e estava muito bom.  Fumar narguilé custava apenas 15dh por pessoa.
Enfim, estava sendo uma dia daqueles que se pode considerar perfeito e analisando isso um pouco depois, um dos pontos altos da viagem.








Um comentário:

  1. Olá,
    adorei os seus posts sobre Marrocos!!!
    Gostaria de saber mais informações sobre a excursão. Como você contratou esse serviço?? E ocmo funciona??

    Meu email é carolzanoni1@hotmail.com
    Adoraria receber essas dicas.

    Obrigada

    ResponderExcluir