segunda-feira, 30 de março de 2015

Hanoi - Parte II

14/05/14



Minha cama king size era maravilhosa, e num quarto escuro e sem janelas foi difícil acordar. Queria pegar o café da manha q terminava as 9;30 e ainda ir ao mausoléu
do Ho Chi Minh que fecha extremamente cedo pra uma atração turística. 
A ida ao mausoleu demorou mais do que eu pensava andando, e quando cheguei lá as 10:30 já nao se podia mais entrar. 
Me contentei em ver o mausoléu por fora e como prêmio de consolação visitei a casa onde o presidente Ho Chi Minh morou nos anos 50.

Casa onde HCM viveu

  É uma visita rápida já que só se vê a casa por fora pelas janelas. Não é uma atração imperdível mas como estava lá perto acabei indo. também ao lado do mausoléu
fica uma antiga pagoda e o museu Ho Chi Minh. 
O museu é interessante com um aspecto mais moderno mas um tanto confuso. 
Museu Ho Chi Minh

Depois do museu, visitei o Templo da Literatura e depois   do almoço e da siesta, fui dar uma volta pelo antigo quarteirão de Hanoi, o tumultuado e barulhento centro da cidade com ruazinhas estreitas com as motos buzinando freneticamente.



Vendedores sentados em banquinhos nas calçadas e cheia de lojinhas. Decidi sentar um pouco em frente ao lago pra escrever alguns postais e nisso fui abordada
por vários jovens vietnamitas querendo praticar inglês. Eles eram muito simpáticos, então, por que não conversar um pouco com eles, e trocar experiências. 
Enquanto eles me faziam perguntas sobre o Brasil, eu fazia sobre o Vietnam. Até nos ensinamos algumas palavras em vietnamita e portugues.
Eles até tem uma boa gramática e vocabulario mas a pronuncia as vezes é muito difícil de entender. Creio q os ocidentais teriam a mesma dificuldade ao aprender
uma língua oriental. 
O transito em Hanoi, assim como em todo o Vietnam e bem caótico mas nas cidades grandes piora e atravessar a rua é uma grande aventura e um dos esportes radicais mais preferidos pelos turistas. Dentro do quarteirão antigo como as ruas são bem pequenas o caos se intensifica. 






De volta ao hotel, quando decidi sair pra jantar, um dos recepcionistas me deu ótimas dicas de restaurantes e depois me indicou a Bia Corner onde ficam uns amimados
botecos que vendem cerveja barata frequentados por vietnamitas, em especial, e estrangeiros. É um bom local pra terminar a noite depois do jantar e parece estar
sempre lotado de vietnamitas sentados em banquinhos nas calçadas. Tive como cia nesse dia 2 vietnamitas simpáticas que fizeram minha noite mais agradável e simples traduzindo as coisas pra mim, além de ser sempre bom conversar com os locais e entender melhor o cotidiano da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário