sábado, 7 de março de 2015

Ho Chi Minh ( Saigon)



03/05/2014



Sábado começou seguindo andando até o palácio da reunificação, antiga sede do governo vietnamita. Não cheguei a entrar lá dentro já que não chamou tanto minha atenção. 
Bem próximo ficava o museu de guerra ( que deveria ter ido aquela hora), a catedral de Notre Dame e o prédio dos correios ( resquícios deixados pelos franceses). 
A entrada a ambos é gratuita, então valeu a pena dar uma conferida rápida. 






Depois disso, em vez de ir logo ao museu de guerra lá perto, acabei ficando confusa com tantos mototaxis me abordando e acabei combinando com um pra me levar a Pagoda Jade Esmeralda que dizem ser a mais bonita de Ho Chi Minh. O local é legal e como a entrada é gratuita vale ir lá mas não é nada espetacular. 



Ainda era cedo naquele momento e depois de visitar a pagoda quis ir ao Museu Ho Chi Minh ( nãoo confundir com o museu da cidade de Ho Chi Ninh). 
O primeiro é dedicado ao líder comunista héroi do Vietnam( há fotos dele espalhadas por toda a cidade) enquanto o segundo museu é sobre a história da cidade mesmo. 
Mas enfim, acabei não pesquisando direito e nãoo percebendo que os museus  fechavam 11:30 reabrindo somente a tarde. Então, quando eu cheguei lá estava fechado. 






Pra nao ter que ficar esperando a toa, voltei andando mesmo pro Ben Thanh, o mercado mais famoso da cidade. 
É um grande mercado onde se vende de tudo em especial comida e roupas. Andei um tempo lá e comprei minha camisa do Vietnam que estava desejando. 
Depois do mercado segui pro museu de guerra. A entrada é paga mas bem barata. 
No patio há alguns aviões e tanques usados na guerra.
 O museu é meio que dedicado a mostrar os crimes de guerra cometidos pelos EUA e enaltecer a figura dos vietcongs como hérois. 
O museu vale muito pela incrível coleção de fotografias do período da guerra. São realmente belas. Eu que adoro fotografia me encantei. 

De lá o plano era voltar ao museu Ho Chi Minh que a essa hora já estava aberto novamente mas como cheguei lá perto das 17h que é a hora q ele fecha achei que não valia a pena entrar pra ficar só 5 minutos lá dentro. 
Em vez disso, subi a Bixteco Financial Tower, o maior prédio da cidade com 62 andares pra ter uma vista aérea da cidade. A entrada custa 10 dólares, mas parece que você pode entrar no bar no mesmo prédio sem pagar nada. E o bar fica 1 andar acima. 
Lá de cima tem se uma vista muito linda 360 graus da cidade. 
Só é meio ruim pra fotos porque se vê atravea de um vidro meio sujo. Então acaba tendo reflexo do vidro nas fotos mas se  encostar a lente no vidro esse efeito diminui. 
Acho que a melhor hora é a próxima do por de sol já que se tem a visão de dia
e a visão noturna da cidade que é belíssima. 


Depois disso, acabei voltando ao hotel e a noite a mesma rua do dia anterior. 
Há um ditado  que diz q as coisas sempre vem aos pares. Nunca tinha conhecido quenianos na vida e em 2 dias seguidos conheci 2 quenianos diferentes. 
Uma queníana simpática veio conversar comigo e no fim da noite acabamos num grupo incomum formado por Brasil, Quênia, Polônia e Malasia nos banquinhos da rua Bui Vin tomando nossa cerveja Saigon. Prazer imensurável que viajar nos proporciona.




Nenhum comentário:

Postar um comentário