domingo, 22 de dezembro de 2013

A Elegância de Viena

16/10/2013

Gardner

Nota mental: Nunca mais comprar passagens antes das 8h. Como dói acordar cedo, quando o sol ainda nem saiu. A vantagem foi que cheguei em Viena por volta de 10:15 e como meu hotel ficava ao lado da estacão de trem foi só atravessar a rua. Boa impressão do hotel, tomei banho e fui conhecer Viena. Primeiro destino: Hofsburg
Hofsburg é um grande complexo que foi a principal residencia dos Hausburg, dinastia que imperou em Viena por séculos ate o inicio da república no seculo XX. Abriga, atualmente, diversas atrações como o Museu Sisi, dedicado a polêmica imperatriz Elizabeth, a Escola Espanhola de Equitação.(onde se pode assistir os treinos pagos pela manha), e ainda é a residencia oficial do presidente da Áustria.
Hofsburg

Hofsburg

Nesse dia eu comprei o Sisi Ticket que dá direito a visita ao museu Sissi, aos apartamentos em Hofsburg e aos apartamentos no palácio de Schonbrunn.
O tour começa com a visita a coleção de prataria dos Hausburg, o que é bem impressionante, mas chega um momento em que ver facas e colheres torna-se cansativo e repetitivo. Segue, então pelo museu Sissi, um museu muito interessante sobre um imperatriz que pela minha ignorância não conhecia e que adorei saber a história dela. Como o objetivo do post não é uma aula sobre essa Imperatriz, quem tiver mais interesse é só ir ao Museu, ou ao menos ao Google. Depois segue pelos apartamentos onde habitavam os imperadores. Não gosto de comparação com outros palácios que já visitei, afinal cada local tem sua história própria e isso é o que mais me fascina em viagens. Este apesar de não ter sido meu palácio preferido ainda vale uma visita.
De Hofsburg segui pelo centro de Viena pegando a rua Gardner, uma das principais e mais belas ruas da cidade, abrigando diversas lojas e cafés.
Gardner

Gardner

Gardner

Segui por ela ate chegar a Stephanplatz, praça que abriga a principal catedral de Viena, a Gótica de Saint Stephan, que entrei pra pra uma visita rápida já que as igrejas góticas me impressionam muito mais por fora que por dentro.

Saint Stephan\

Saint Stephan
Saint Stephan





A poucos passos da Stephanplatz fica a Peterplaz com a igreja de São Pedro que apesar de relativamente pequena é bem luxuosa por dentro e ao contrario da St Stephan, impressiona mais por dentro do que por fora
St Peter

A ultima visita do dia foi ao Albertina, um museu de arte moderna e contemporânea que fica atrás do Teatro da Opera, e faz parte do complexo Hofsburg. As quartas o museu fica aberto ate as 21h e . Fiquei um pouco decepcionada com o museu. No dia que fui estavam tendo apenas 3 curtas exposições abertas: Uma de fotografia russa contemporânea, bem interessante, uma do Henri Matisse e seus colegas sobre favismo que adorei, e uma de arte contemporânea que não gostei muito. Achei que tinha muito pouca coisa pra ser vista, não sei se é assim sempre mas isso me frustrou um pouco. E assim terminou meu primeiro dia em Viena.Depois disso, voltei a Stephanplatz, o coração de Viena, onde peguei a Kartner, outra importante rua do centro da cidade, ótima pra quem gosta de compras porque é cheia de lojas ou simplesmente pra passear. Segui ate o fim da Kartner chegando no teatro da opera de Viena, um grande e belo prédio que infelizmente não conheci por.dentro. Existe a opção de visitas guiadas mas o que eu queria era assistir a um espetáculo lá, mas a não ser que se pague o triplo na hora, os ingressos devem ser comprados com muita antecedência no site.
Teatro da Ópera de Viena
Albertina



Nenhum comentário:

Postar um comentário