domingo, 1 de dezembro de 2013

Veneza: Rialto e San Marco

10/10/2013




Cheguei em Veneza ainda de manha, pela estacão de trem Santa Lúcia. De la peguei um barco chamado Vaporeto cujo ticket de viagem única custa 6 euros, e que possui estações ao longo do Grande Canal de Veneza.


Fiquei hospedada em San Marco perto da ponte Rialto, uma localização ótima onde podia ir a todo local andando, e chegar a praça San Marco em cerca de 5 minutos. Em Veneza tudo é muito caro, em especial hospedagem, por isso aluguei um quarto num apartamento via Airbnb. Minha host era da Bulgária, morava em Veneza ha 8 anos e muito simpática. Como ela só podia me entregar a chave do apartamento a tarde porque trabalhava até a hora do almoço, antes de conhecer o local fui dar uma volta pela cidade.

Cheguei a ponte Rialto, principal ponte que atravessa o Grande Canal e que oferece uma das mais belas vistas da cidade. Veneza me encantou, logo de cara, muito mais do que eu imaginava. Acho que por ter criado pouca expectativa achando que era apenas uma cidade romântica. Veneza pode ser muito romântica, mas é cheia de gente jovem, estudantes da universidade local e viajantes sozinhos e em grupos de amigos. É uma cidade linda, onde em cada ruazinha que se entre, cada pequena ponte que se cruze, irá achar tudo encantador com construções e os canais numa harmonia maravilhosa.
Ponte Rialto

Rialto




Após ficar admirando a vista do Grande Canal, cruzei pro outro lado da ponte que continua com varias barraquinhas de souvenir. Almocei a beira do grande canal num restaurante que de bom só tinha a vista, e onde o garçom ainda teve a ousadia de me chamar pra sair depois. Depois disso foi hora de voltar ao campo San Lio e conhecer o local onde ficaria hospedada. Apos um banho, estava renovada e fui conhecer mais dessa cidade que estava adorando. Caminhando e seguindo as placas, porque em Veneza não se precisa muito de mapa, no caminho passei por ruazinhas, pontes e canais tao charmosos que parava o tempo todo pra admirar.






San Marco é o bairro mais turístico e movimentado de Veneza, cheio de lojas, restaurantes, pubs. Cheguei enfim a famosa praça San Marco, principal praça de Veneza, onde fica a Basílica de San Marco, a Torre do Sino, Torre do relógio e o Palácio Ducale, com vista pro canal. A praça é em L e é bem maior.do que esperava, é cercada de grandes cafés com pequenas orquestras próprias. Muitos pombos na praça, que pousam na sua mão se você oferece comida. Num primeiro momento tomei um gelato pois a essa altura já estava viciada nos sorvetes italianos, e depois fui visitar a Basílica de San Marco, cuja entrada é grátis, mas a melhor parte que é subir ao terraço é paga. É uma basílica bonita mas chama mais atenção por fora que por dentro. Do terraço se tem uma vista espetacular da praça de vários ângulos, vale muito a pena subir. 
Praça San Marco

Praça San Marco

Orquestra na Praça San Marco

Praça San Marco


Torre do Sino

Interior da Basílica de San Marco

A essa altura já estava ficando tarde e marquei as 18h no apartamento pra ir jantar com minha host na universidade que ela estudava. A comida era a vontade mas não muito boa, o que não pude reclamar porque foi de graça. Na volta, descobri um pub
muito interessante chamado Devils Pub Veneza pra encerrar a noite com um bom rock.


Nenhum comentário:

Postar um comentário