terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O lado Buda de Budapeste

13/10/2013

O primeiro dia em que pude realmente aproveitar Budapeste. Peguei o metro até a estacão Vorosmaty Ter, bem próximo da praça Roosevelt Ter. A praça fica bem em frente a ponte das Correntes, a mais famosa das 10 pontes de Budapeste, e fornece uma bela visão da ponte e do Castle Hill no lado Buda.
Ponte das Correntes
Ponte das Correntes


Atravessei a ponte andando até a praça Clark Adams, já no lado Buda. Logo ao chegar na praça nota-se o funicular que por 1000F leva ao Castelo de Buda ou Palácio Real,  Sua parte mais antiga foi construída no século XIV e o Castelo é uma espécie de complexo com diversas atracões sendo as mais importantes a Galeria Nacional Húngara, o Museu de Historia de Budapeste, a Igreja de São Matias e o Bastião dos Pescadores. Além disso, fornece uma vista panorâmica fantástica do lado peste da cidade, incluindo o Parlamento Húngaro, Ponte das Correntes e a ponte Margarida.
Sem nenhum esforço, é possível passar um bom tempo lá admirando a vista e tirando inúmeras fotos.
Funicular

Ponte das Correntes e Lado Peste


 Parlamento



Resolvi pular a Galeria Nacional Húngara mas fui no museu de Historia de Budapeste que é bem interessante, em especial o segundo piso que de forma interativa resume Budapeste desde sua fundação até o fim dos dias de comunismo.

Galeria Nacional

Galeria Nacional

Múseu da História de Budapeste


Depois do museu e da parada obrigatórias pra admirar a vista do lado Peste, fui andando em direção a igreja Matias. Esta tem um teto lindamente decorado e colorido que parece ser bastante comum em Budapeste pois vi em outras construções como no mercado central da cidade.
Em frente a Igreja ha um monumento chamado Bastião dos Pescadores e uma longa escadaria com torres em volta que dão a impressão  de um castelo de verdade, em especial se vistas do lado Peste da cidade. É um local bem bonito e excelente pra fotos com uma linda visão do outro lado do Danúbio. A essa hora já tinha me apaixonado pela cidade. Uma boa opção nesse momento é descer as escadarias pra chegar a margem do rio, bem em frente ao Parlamento. 
Buda

Castle Hill
Castle Hill

Castle Hill
Igreja Matias

Igreja Matias


Castle Hill




Castle Hill

Castle Hill



Foi o que fiz, caminhei nas margens do Danúbio até a ponte das correntes e atravessei de volta pro lado Peste onde as ruazinhas conduzem para a importante Basilina de São Estevão, a maior igreja da Hungria, e que vale a pena ser visitada pois é bem bonita.
Szent Istavan Ter, onde fica a Basílica
Basílica de São Estevão


Depois disso, fui andando para a Andrassy ut, “a Champs Élysées de Budapeste” pois tinha ingressos pra ópera naquele dia. O nome do espetáculo era Tannhauser, De Wagner. Uma opera em alemão com legenda em húngaro que durou 4h30 mas que assisti bravamente até o fim. Acho que se eu entendesse o que estava acontecendo durante essas mais de 4h teria aproveitado mais. Uma funcionaria do teatro que estava sentada ao meu lado ainda tentou me explicar em húngaro, quando ela viu minha cara de ponto de interrogação resolveu explicar em inglês, mas acho que entendi mais o húngaro dela...rs. Ainda assim foi uma experiencia interessante com ótimos cantores e assim terminou minha segunda noite em Budapeste.
Teatro da Ópera de Budapeste



Nenhum comentário:

Postar um comentário