sábado, 17 de janeiro de 2015

Luang Prabang

19/04/2014



Luang Prabang é uma cidade com grande concentração de templos budistas e logo de monges. Além disso, tem seu centro histórico charmoso protegido pela Unesco. A cidade é ainda banhada pelos rios Khan e o Mekong. Existe uma cerimonia por aqui chamada Ronda das Almas, aliás, não é algo que só ocorre aqui, cheguei a presenciar em Bangkok também mas creio que aqui seja mais famoso e intenso e isso acaba atraindo muitos turistas. 
Diariamente, ao nascer do sol, entre 5 e 6 da manhã, com os pés descalços no chão, cabeça e sobrancelhas raspadas e, no ombro, um pote cheio de humildade à espera de comida, centenas de monges budistas percorrem, em silêncio absoluto, as ruas da cidade de Luang Prabang. Ajoelhados, cabeça abaixada e também descalços, em sinal de respeito, os moradores oferecem a comida que será refeição do dia desses monges. 





Algo que vem sendo muito alertado aos turistas é pra não estragar a cerimonia se metendo na frente dos monges com camêras com flash. Também e aconselhado que se a pessoa não vai participar de  de forma respeitosa é melhor não ir. 
E caso você queira oferecer comida aos monges prepare sua própria comida e não compre coisas de qualidade duvidosa de alguns vendedores da rua. 
Eu observei a cerimonia e achei muito bonita. Também notei crianças carentes que ficam lá esperando que os monges lhe deem um pouco da comida que receberam. 





Como tudo acontece muito cedo, quando acabou voltei pro hotel pra dormir mais um pouco e só por volta de 11h sai de fato as ruas. 
Já tinha achado a cidade encantadora na noite do dia anterior mas de dia com mais calma e luz me encantei ainda mais. Não há luxo nem grandes atrações. A cidade em si é a atração.  Tudo muito calmo, devagar, charmoso. 
Passear pelas beira do rio que tem vários bares e restaurantes. Andar nas ruazinhas,  observar os monges passando e a vida. 






Segui pela beira do rio de água de cor de barro até o templo Wat Xieng que é um dos principais da cidade e cuja entrada custa  20. 000kip. 

Meio que na direção do templo mas na beira do rio há uma escadaria que da acesso ao rio. Cheguei lá no meio de um calor e haviam umas crianças brincando no rio. Mesmo sem roupa de banho foi impossível resistir e acabei me juntando a elas. 
Depois do banho de rio com as crianças atravessei a Bamboo Bridge lá mesmo. 
É uma ponte que só fica la 6 meses por ano já que na época de chuvas ela não aguentaria e tem que ser desmontada. 
Atravessei a Bamboo Bridge e do outro lado há um vilarejo simples especializado em seda, com algumas lojinhas onde é possível comprar os produtos.  
Dei uma volta por lá e voltei então pro outro lado do rio.
















Segui em direcção a escola de cozinha e restaurante Tamarind onde fui fazer minha matricula. 
Voltei andando pro pro hotel e a noite, após jantar fui dar um volta pela cidade onde tudo fecha cedo.
 Queria ir ao Utopia um bar na beira do rio que tinha lido boas reviews. Meio difícil de achar mas o local tem um ambiente muito legal pro pessoal mais alternativo, adorei. Foi bom que no caminho descobri uma rua que concentrava muitos bares e restaurantes surpreendentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário